17 de março de 2012

O Novo Consumidor ou o Consumidor da Internet.

É, sem dúvida, um mercado emergente, a par de outras categorias emergentes, como os idosos, os imigrantes, as novas gerações jovens, ou os consumidores com preferências alternativas. O Novo Consumidor seria assim, nesta perspectiva, todo aquele que fosse progressivamente mudando a sua atitude face ao computador e tivesse condições económicas para o comprar (incluindo os respectivos serviços). É, no entanto, necessário, referir três aspectos: primeiro, nem todos os indivíduos que utilizam computadores acedem à Internet e, destes, nem todos efectuam compras segundo, a atitude pessimista ou negativa face aos computadores, à Internet ou às compras, pode ter causas diversas, categorizadas nas três dimensões clássicas de disponibilidade, motivação, sejam estas objectivas ou simplesmente percepcionadas pelo consumidor; terceiro, esta atitude negativa pode mudar rapidamente quando se concretizar plenamente a integração do computador e da televisão, a chamada, uma vez que este electrodoméstico, com o respectivo comando, além de estar presente em praticamente todos os lares dos portugueses (mais do que um aparelho), não suscita grandes dificuldades funcionais ou psicológicas aos seus utilizadores. Se é verdade que o Novo Consumidor é fruto do desenvolvimento e da oferta de novos meios tecnológicos, também não é menos verdade que esses meios se desenvolveram e se vendem porque vêm de encontro aos desejos e expectativas dos consumidores. Nesse sentido, o consumidor(o seu conhecimento, a sua satisfação) continua a ser a essência do marketing, a orientação paradigmática das empresas ou dos negócios contemporâneos, a qual sucedeu às orientações para a produção (baseada na produtividade, o produto (baseada na qualidade e a venda (baseada na comunicação).



Facilidade e Confiança na Utilização da Internet
(escala de 1 a 7, sendo 4 o ponto intermédio)
                                                                                                                         Estudo 1               Estudo 2
À-vontade na utilização do computador                                                           4,8                          4,3
À-vontade na utilização da Internet                                                                 4,6                          3,8
Grau de confiança na segurança do comércio electrónico                             4,0                          3,4


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