18 de março de 2012

A moda e o comportamento do consumidor na nova década

Em outubro do ano passado, o Grupo Carlin Internacional, apresentou durante evento realizado pela Abit ( Associação Brasileira das Industrias Têxteis)o resultado de uma pesquisa global sobre o comportamento dos consumidores para a próxima década, abordando o seu estilo de vida, desejos, hábitos e expectivas. Os resultados apresentados surpreenderam até os mais céticos quanto às mudanças no comportamento dos “novos” consumidores. De acordo com a pesquisa, surge uma nova consciência ética e ecológica como uma revolução no universo de consumo. Como uma semente que foi plantada no inicio deste século, já causou um impacto significativo e promete transformar completamente o estilo de consumo na próxima década. Como principais pontos de transformação estão: a gestão da diversidade, moda participativa e o desejo ético. A forma como nos relacionamos com a nossa imagem e por conseqüência com a moda vai mudar. O atual padrão de beleza imposto como modelo vai dar lugar à beleza natural e individual. As mulheres darão preferência ao próprio bem-estar e a harmonia. Ou seja, as consumidoras estarão cada vez mais à procura de uma moda democrática que se adapte ao maior numero de pessoas, todas pretendem expressar o seu estilo pessoal. Com um aumento de quase 500% entre 2000 e 2010 no número de internautas em todo mundo, a Internet e as Redes Sociais tornaram-se grandes polinizadores de informações e importante meio de comunicação entre empresas e consumidores. Para termos uma idéia do poder desta ferramenta, hoje, alguns blogueiros de moda são tidos como profissionais mais influentes que a imprensa e são capaz de influenciar marcas e consumidores. Com o crescente aumento do comércio eletrônico, a internet tende a se tornar imprescindível para uma relação direta com o público-alvo e, com o surgimento das novas tecnologias, será possível ir ainda mais longe e permitir a participação dos consumidores em todo processo de produção de seus produtos. Este é um fenômeno conhecido como “co-criação” que irá permitir uma mudança completa na linha de produtos e deverá se adaptar ao estilo de vida e consumo de seus clientes. Com todas estas transformações pela frente, a moda pode sim e deve se tornar “verde” e sustentável, pois, este é o desejo dos consumidores pesquisados pela Carlin. Os Neo-Consumidores estarão à procura de produtos e empresas que são responsáveis ao utilizar os recursos naturais do planeta e que adotem uma gestão sustentável como plataforma de negócios. Estes consumidores acreditam que empresas que adotam estes valores são mais modernas. Fazer um pouco melhor não é o suficiente, é preciso repensar toda a cadeia produtiva e o modelo de negócios. Uma coisa é certa, os atuais modelos de negócios deverão ser mais lentos, e a cadeia produtiva deverá se adequar as novas exigências dos consumidores e repensar todas as etapas de produção: produzir menos com mais qualidade e durabilidade e estudar com muito cuidado o tempo de vida útil e manutenção de seus produtos, principalmente na utilização adequada do uso da água em todo seu processo de produção até o seu descarte. É claro que, toda transformação requer tempo e, estas transformações não irão acontecer com a mesma rapidez com que hoje é criado tendências e coleções de moda. Uma revolução no comportamento e estilo de consumo só será possível e palpável se cada um de nós fizer a nossa parte. Então, este é o momento para repensarmos nossos hábitos de consumo. Pense nos benefícios que novos hábitos de consumo possam trazer para o planeta e para todos nós e irá concluir que as principais tendências e peças-chave para esta década será: reduzir, re-criar, reciclar, reutilizar, design ecológico, empresas responsáveis e transparentes e comércio justo (fair trade).

Fonte: http://www.ecofashionmag.com/portal/2011/02/a-moda-e-o-comportamento-do-consumidor-na-nova-decada/
 Luana Brolio

Nenhum comentário:

Postar um comentário